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Em Cena: Mariana Rabello

Mariana iniciou sua carreira na agência Núcleo TCM em Sorocaba – SP como mídia, e 1 ano depois foi para Campinas – SP encarar um novo mercado e um novo desafio, trabalhar com um grande cliente em uma das agências mais antigas da cidade. Durante 6 anos, trabalhou na Produto Propaganda com a General Motors, foi nesse período que aprendeu muito sobre planejamento de mídia e adquiriu experiência para em 2012 assumir a coordenação do departamento da Ígnea. Hoje, Mariana atua como coordenadora de mídia da empresa Bretas Comunicação.  

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1 – Mariana, quais as características que você considera essenciais para um bom profissional de mídia?

O bom profissional de mídia deve ser diversificado, estar sempre ligado em novidades do mercado, aberto a novos projetos. Deve analisar claramente o público a alvo a ser trabalhado, as mídias convencionais e alternativas disponíveis na praça e adequadas ao target. Ser um bom negociador e criativo, rentabilizando a verba do cliente da melhor maneira e com soluções diferenciadas.

2 – Comparando o mercado atual com o de 10 anos atrás, quais foram as principais mudanças do mercado de mídia, em sua opinião?

Acredito que principalmente pelo crescimento da mídia on line e da tecnologia, hoje encontramos no mercado um leque gigantesco de opções de meios de comunicação, e com isso também veio a mudança do profissional de mídia, que hoje está muito mais antenado às inovações e especializado para desenvolver um planejamento estratégico e rentável aos seus clientes.

3 – Qual sua visão sobre o futuro do profissional de mídia frente a constante evolução da tecnologia?

Estamos em uma era de constantes mudanças, a tecnologia já influencia todos os setores, e também já muitos meios de comunicação. O profissional de mídia precisa estar nesse mesmo ritmo, se especializar, aprofundar seu conhecimento, e apresentar aos seus clientes as novidades do mundo digital, através de um planejamento diferenciado.

4 – Qual a importância das ferramentas de pesquisa no mercado?

As pesquisas são extremamente importantes para um bom plano, nos permitem mensurar o público e audiência a serem atingidos com determinada programação, analisar o mercado a ser trabalhado, o perfil do consumidor, e outras variáveis. Através delas, conseguimos aperfeiçoar o planejamento, tanto na execução, quanto apresentação, e alcançar melhor rentabilidade (custo x benefício).

5 – Como se encaixa o mercado de mídia online em seu trabalho?

Temos muitos clientes do mercado imobiliário, que investem grande parte de sua verba na mídia On line. Hoje trabalho mais com mídia off, pois dentro da agência temos uma departamento especializado em On, mas os 2 sempre caminham juntos, assim sempre busco estar envolvida nos projetos e aperfeiçoar meus conhecimentos nessa área.

6 – Na sua visão, como o mercado publicitário está reagindo às mudanças de hábitos de consumo cultural no Brasil?

Eu acredito que o mercado publicitário ainda não está acompanhando essas mudanças culturais, o consumidor atual, principalmente da Classe C busca por novas tendências, novos produtos e uma comunicação diferenciada. Na minha visão são poucas as agências que buscam conhecer melhor esse novo consumidor brasileiro, entender seus desejos, limitações e poder de compra.

7 – Que conselho você daria aos profissionais que ainda têm dúvidas sobre o trabalho referente a mídias online e off-line e utilidade e eficácia de um bom planejamento de mídia?

As mídias se completam, devem sempre estar ligadas, fazer parte do mesmo planejamento. Através da mídia on line, segmentamos a nossa comunicação de forma diferenciada e objetiva, já com a mídia Off trabalhamos a grande massa, aumentando a audiência e cobertura dentro do nosso target,e com freqüência adequada para a campanha.
Através de um bom planejamento de mídia, direcionado, diferenciado, eficaz e rentável, alinhado a comunicação criativa, despertamos o interesse e desejo do consumidor, gerando resultados favoráveis aos nossos clientes.

Gostou da história da Mariana? Entre em contato através do e-mail: _marianarabello@hotmail.com

 

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